Início > Windows Server > Windows Deployment Services – Instalação

Windows Deployment Services – Instalação

Olá amigos, hoje eu começo a postar alguns tutoriais do WDS, nesse primeiro eu demostrarei como instala-lo e no próximo como utiliza-lo.

Pré-requisitos

Para instalar a função de Servidor de Implantação você deve atender a alguns pré-requisitos:

AD DS. Um servidor dos Serviços de Implantação do Windows deve ser membro de um domínio AD DS ou um controlador de domínio para um domínio AD DS.

DHCP. É necessário ter um servidor DHCP funcionando com um escopo ativo na rede porque os Serviços de Implantação do Windows usam PXE, que depende do DHCP para endereçamento IP.

DNS. É necessário ter um servidor DNS funcionando na rede para executar os Serviços de Implantação do Windows.

Volume NTFS. O servidor que executa os Serviços de Implantação do Windows requer um volume de sistema de arquivos NTFS para o armazenamento de imagens.

Credenciais. Para instalar a função, é necessário ser um membro do grupo Administradores Locais no servidor. Para inicializar o servidor, você deve ser um membro do grupo Usuários do Domínio.

Fonte: Technet

Instalação

Para adicionar a função WDS no Windows 2008 vá no gerenciador do servidor e clique em Funções e depois em Adicionar Funções.

Na janela “assistente para Adicionar Funções” clique em “próximo” e selecione a opção “Serviços de Implantação do Windows” e clique em “próximo”.

Nessa tela você tem um pequeno resumo sobre o WDS

Nessa tela você seleciona os Serviços de Função que vão ser instalados.

Servidor de Transporte. Esta opção fornece um subconjunto da funcionalidade dos Serviços de Implantação do Windows. Ele contém apenas as partes principais do sistema de rede. Você pode usar o Servidor de Transporte para criar namespaces multicast que transmitem dados (inclusive imagens do sistema operacional) a partir de um servidor autônomo. Você deve usar esta opção se quiser transmitir dados usando multicast, mas não quiser incorporar todos os Serviços de Implantação do Windows.

Servidor de Implantação. Esta opção fornece a funcionalidade total dos Serviços de Implantação do Windows, que você pode usar para configurar e instalar remotamente sistemas operacionais Windows. Com os Serviços de Implantação do Windows, é possível criar e personalizar imagens e depois usá-las para criar novas imagens dos computadores. Observe que o Servidor de Implantação depende das partes principais do Servidor de Transporte.

Selecione os serviços que deseja instalar, clique em “Próximo” e depois em “Instalar”

Nessa tela o assistente exibe algumas informações da instalação, nesse caso a instalação foi bem-sucedida e nós podemos clicar em “Fechar” para concluir o processo, se a instalação não fosse concluída por algum motivo essa tela exibiria informações sobre o erro.

Anúncios
Categorias:Windows Server
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: